Sacrilégio | Géneros gramaticais errados

Olá meninas,


hoje venho falar de um tema que não tem nada a ver com beleza, moda, unhas nem tão pouco com o que tenho feito aqui pelo blog... mas apetece-me desabafar.


Há anos que oiço as pessoas dizerem a esparguete. Quando as questiono por que razão acham que esparguete é uma palavra feminina imediatamente me respondem: "Então, a massa, a esparguete!". What?? Esparguete é masculino!! Nunca percebi por que razão há tanta gente a dizer esta palavra com o género gramatical errado. Cheguei a ter mais de 5 pessoas contra mim, todas a concordarem que esparguete era feminino... Onde aprenderam isso?
Então mas por que raio me lembrei eu de vir para aqui desabafar sobre o esparguete? Não foi bem o esparguete que despoletou este post... foi mais os collants. Sim, os collants.... E sim, é masculino.


Acabei de ver mais um vídeo no Youtube e de ouvir pela milionésima vez a célebre: as collants. Tanta vez que já ouvi e li isto e não entendo porque mais uma vez toda a gente pensa que é uma palavra feminina... Eu estudei numa terra pequena, sem recurso a computadores ou internet e aprendi correctamente o género gramatical destas duas palavras. O que se passa com a maioria? Será que a linha de raciocínio é a mesma: "as meias, as collants"? :S


Vá lá pessoas, o alemão é difícil de declinar, eu sei, mas o português não é assim tão complicado se formos nativos dessa língua :P

Sim, eu também dou erros e não sou infalível. Se não há uma única palavra em que diga o género gramatical errado? Talvez até haja e até agradecia que me corrigissem para deixar de dar esse erro. Mas visto que no nosso mundo feminino lidamos tanto com roupa, acho que em relação à palavra collants, pelo menos, we should know better. Mas serei eu a única a saber que collants é uma palavra masculina? Espero que não...



Bem, que ninguém se ofenda com o meu desabafo e se são daquelas pessoas que dizem as collants, aqui fica a info para se corrigirem :)

Comentários

  1. epah, mas isso das calinadas linguisticas é uma coisa do seculo XXI...eu sei que nao sao so os tugas que falam mal portugues, os ingleses trocam palavras, e aposto que ate os alemaes se enganam nas declinações, agora o que eu adoro é o novo vocabulário que por aí anda...mas porque raio é que de repente o acessorio que sempre conheci por bandolete de repente se torna um arco??? arco é no sao joao, gente!

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Errar o género é algo estranho mesmo, mas essa das palavras como a TehTeh mencionou, eu até percebo. Elas mudam de cidade para cidade.
    Por exemplo, cá em Coimbra diz-se sapatilhas enquanto em Lisboa são ténis.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. eu sempre digo esparguete e collants sem genero, normalmente. mas quando calha o genero e sempre masculino!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Realmente há quem erre e ache sempre que está correcto mesmo quando é corrigido. Enfim.
    Eu confesso que ás vezes dou calinadas dessas, mas não é por não saber é mais porque é hábito. Mas não me importo que me corrijam eheh
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Finalmente alguém que concorde comigo!
    É o esparguete, os collants, acho que não é assim tão difícil!
    Todos nos damos calinadas mas há coisas que irritam, e estas duas são uma delas :P

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca ouvi dizerem a esparguete, sinceramente. Eu sempre disse 'o esparguete' e 'os collants' mas pronto, há gente que não podemos corrigir nada que ficam logo com os bofes de fora! -.- e isso do arco e da bandolete já são outra coisa, isso muda de pessoa para pessoa e como foram habituados a dizer. =) gostei do post!

    ResponderEliminar
  7. Encontrei-te no yt e não resisti, tive de visitar o blog também.
    Gostei muito da forma como escreves e esse post de hoje está demais.
    Acho que sei de quem falas "as collantes"? Pelo amor de Deus!
    Beijinhos
    www.lacoverderenda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Por acaso a esparguete ouço muito.. agora as collantes? essa nunca tinha ouvido mas achei piada x) **

    ResponderEliminar
  9. uhhh ainda bem que nao sou a unica viciada em eurovisao por aqui...eu o ano passado fiquei mesmo fa de alguns dos artistas...leste a minha entrevista com os A Friend in London, da Dinamarca?

    xoxo

    ResponderEliminar
  10. e mesmo :)
    obrigada :DD
    fazes muito bem :D
    eu tou a adorar os vernizes da marca :D
    e pena e nao haver loja aqui :S

    eu digo o esparguete e digo as collans :SS
    tenho de corrigir :O
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Eu sempre disse o esparguete e por aqui, nunca ouvi dizer a esparguete, mas quanto aos collants,já ouvi muita gente a chamar-lhes meia-calça!
    Eu cá gosto mais de dizer collants, muito mais chique!!!!!!Adorei o post!
    XOXO!

    http://batonsechocolates.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. eu tambem :D
    adoro o cheiro, a textura, a pele fica tao macia :D
    e como tenho pele seca noto tanto a diferença :)
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Eu sempre disse as meias, os collants a massa o esparguete. Mas tambem oico muita gente dizer prontos e essa palavra nao devia existir deveria ser pronto heheheheh

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião e obrigada por comentares :)